terça-feira, 3 de julho de 2007

Porquê?

Às vezes ponho-me a pensar em tudo o que me aconteceu nos últimos tempos e pergunto-me se será tudo obra do acaso ou se aconteceu por alguma razão.

Da última vez que uma coisa realmente boa me aconteceu e que eu fiquei realmente feliz e realizada achei que isso tinha acontecido por uma razão, porque eu merecia, porque depois de algum sofrimento aquela felicidade estava reservada para mim... Afinal a vida fazia sentido! Apenas tinhamos que ter paciência porque a nossa hora havia de chegar...

Agora já não sei. Será que é mesmo assim? Se é, porque é que me aconteceram coisas tão más, porque é que tenho que passar por isto? Porque mereço? Acho que não... Não faço mal a ninguém, pelo contrário, considero-me uma pessoa que, ainda que muito longe de ser uma Madre Teresa de Calcutá, é sensível aos problemas dos outros e tenta ajudar como pode... Ok, sou um bocado egoista às vezes e muito centrada em mim própria, mas isso por acaso é razão para que todo o mal do mundo me aconteça????? ... Claro que não é todo o mal do mundo! Eu tenho consciência que há pessoas que matavam para ter a minha vida, eu sei! Mas também há vidas melhores que a minha...

Mas realmente, agora que penso, tenho muita sorte! Tenho pernas para andar, consigo ver, ouvir, falar e... Sorrir! Depois da reportagem que vi no domingo na sic já me devia doer a cara de tanto sorrir... Alguém viu? Eu não fazia idéia e fiquei mesmo impressionada... Há crianças que nascem com o síndrome de Moebius, que é caracterizado pela ausência de expressão facial... E não tem cura! São crianças que não sorriem... Pelo menos por fora! Por isso, eu sei que devia ficar contente com o que tenho em vez de lamentar o que não tenho, mas querer mais que aquilo que se tem faz parte da natureza humana.

Mas voltando ao início, afinal porquê que as coisas acontecem? Tanto as boas como as más? Haverá uma razão oculta para eu estar agora a sofrer? Será para aprender alguma coisa, para aprender a dar mais valor a alguma coisa? Ou será que não há razão absolutamente nenhuma e tudo o que nos acontece é uma questão de sorte ou azar?

Eu bem sei que há coisas que só dependem de nós, das escolhas que fazemos, mas existem outras em que nós não temos voto na matéria... Um bom exemplo é uma criança com cancro (também vi há tempos uma reportagem na sic sobre isso). Que razão pode existir para uma criança inocente, com uma vida inteira por viver, sofrer de cancro? Quando penso nisso sou incapaz de acreditar que Deus, pelo menos como as pessoas o "pintam", existe...

2 comentários:

tixa ® disse...

Chama-se a isto tudo de aprendizagem Mariana! ;) Mesmo que injustamente às vezes.
E se não houvessem coisas más, não saberias dar valor às boas. Logo as coisas más, também têm algo de bom!

Mariana disse...

:) Eu sei que tens razão tixa... Mas custa tanto! Porquê que não nascemos já ensinados? :p