terça-feira, 24 de julho de 2007

A viagem


A nossa vida é como uma viagem de comboio,
cheia de embarques e desembarques,
de pequenos acidentes pelo caminho,
de surpresas agradáveis com alguns embarques
e de tristezas com os desembarques...

Quando nascemos, ao embarcarmos nesse comboio,
encontramos duas pessoas que acreditamos que farão conosco a viagem até ao fim:
os nossos pais.
Não é verdade.
Infelizmente, em alguma estação, eles desembarcam,
deixando-nos órfãos de seu carinho, proteção, amor e afecto.
Mas isso não impede que, durante a viagem,
embarquem pessoas interessantes que virão a ser especiais para nós:
nossos irmãos, amigos e amores.

Muitas pessoas apanham esse comboio a passeio.
Outras fazem a viagem experimentando somente tristezas.
E no comboio há, também, outras que passam de carruagem em carruagem,
prontas para ajudar quem precisa.

Muitos descem e deixam saudades eternas.
Outros viajam no comboio de tal forma que, quando desocupam seus lugares,
ninguém sequer percebe.

Curioso é considerar que alguns passageiros que nos são tão queridos
acomodam-se em carruagens diferentes da nossa.
Isso obriga-nos a fazer essa viagem separados deles.
Mas isso não nos impede de, com grande dificuldade,
atravessarmos nossa carruagem e chegarmos até eles.
O difícil é aceitarmos que não podemos sentar ao seu lado,
pois outra pessoa estará a ocupar esse lugar.

Essa viagem é assim: cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, embarques e desembarques.

Sabemos que esse comboio jamais volta.
Façamos essa viagem da melhor maneira possível,
tentando manter um bom relacionamento com todos,
procurando em cada um o que tem de melhor.

O grande mistério é que não sabemos em que estação desceremos.
E fico pensando: quando eu descer desse comboio sentirei saudades?
Sim.Deixar meus filhos viajando sozinhos será muito triste.
Separar-me dos amigos que nele fiz, do amor da minha vida,
será para mim doloroso.
Mas me agarro na esperança de que, em algum momento,
estarei na estação principal,
e terei a emoção de vê-los chegar com sua bagagem,
que não tinham quando embarcaram.
E o que me deixará feliz é saber que, de alguma forma,
eu colaborei para que essa bagagem tenha crescido e se tornado valiosa.

Quem entrará? Quem sairá?

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo FIM.


Recebi hoje este mail....

Nenhum comentário: